SIGA-NOS
Formulário de Contato

Artigos e Vídeos

Se a reforma da previdência acontecer, como eu que já tenho benefícios ou direito a me aposentar fico?

Muito está se perguntando a respeito da reforma, os cidadãos com medo de que seus benefício sejam cortados ou minorados.

Hoje decidi falar sobre este tema! No direito brasileiro temos o direito adquirido consagrado em nossa Constituição brasileira, isto quer dizer para o direito previdenciário que aqueles que já recebem ou implementaram as condições de receber um benefício estão assegurados.

Assim, podemos dizer que se você recebe dois benefícios, p. ex. pensão e aposentadoria, continuará recebendo normalmente, mesmo que a legislação seja alterada.

Se você ainda não se aposentou, mas tem as condições implementadas para aposentadoria, mesmo que não tenha dado entrada no benefício, também estará assegurado em seu direito.

As regras que serão alteradas só valerão para aqueles que implementarem as condições para os benefícios posteriores a alteração da legislação.

Mas vale lembrar que aqueles que estiverem próximos a aposentadoria terão uma regra de transição, pagando um pedágio de 30% sobre o tempo que falta para implementar o tempo de contribuição da regra em vigência (30 anos para mulheres e 35 anos para homens).

Esta minha explicação não quer dizer que concorde com a alteração, mas apenas estou explicando aqueles que interessem e que estão preocupados com sua aposentadoria com as mudanças de regras que o governo está propondo.

De toda a forma, acho que devemos sim lutar pelos nossos direitos e pela não alteração dos diretos previdenciários, que como todos os direitos foram conquistados a custa de muita luta e sofrimento de pessoas.
« Voltar