SIGA-NOS
Formulário de Contato

Artigos e Vídeos

Dia Internacional do consumidor

Hoje se comemora o dia do consumidor no mundo todo.

O Dia Mundial dos Direitos do Consumidor foi instituído pela primeira vez no ano de 1962, pelo presidente dos Estados Unidos John Kennedy, como uma forma de dar proteção aos interesses dos consumidores americanos.

No Brasil o Código de Defesa do Consumidor foi instituído em 1990 pela Lei Nº 8.078/90, sendo que com sua promulgação houveram muitos avanços na proteção dos consumidores.

Dentre estes avanços temos a exclusão de cláusulas abusivas em contratos, hipossuficiência do consumidor, troca e devolução de valores em caso de produtos ou serviços com problemas, dentro outras.
Com a tecnologia avançando, a difusão das compras online, inserção de dados em diversas plataformas, este dia dos consumidores deve ser um momento de reflexão no que tange a nossa proteção pessoal no ambiente digital.

Temos conhecimento da quantidade de plataformas que acessamos, contas online, compras, redes sociais que nos inscrevemos, mas será que temos noção da nossa segurança neste ambiente?

Nossa vida é online e o bem mais precioso neste ambiente são nossos dados, que tem valor de mercado muito alto e que invade nosso sigilo.

Assim, neste dia do consumidor devemos refletir sob nossa vida online e os dados que
disponibilizamos sem ter real conhecimento de sua utilização.
 
« Voltar